quarta-feira, outubro 04, 2006

28 de Outubro - Dia Internacional da Animação

O Cinema de Animação está de parabéns!
O dia 28 de Outubro, data em que Emile Reynaud apresentou a primeira projecção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, no ano de 1892, é reconhecido desde 2002 (pela Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA) como o dia internacional da animação.
O evento é comemorado pelos quatro cantos do mundo, e Portugal não é excepção. Para assinalar a data, a Casa da Animação do Porto organiza um programa itenerante, que contempla uma secção de Cinema de Animação, exclusivamente Português, composta por 13 curtas-metragens: "1999", de Francisco Lança, "As Máquinas de Maria", de Marta Madureira, "Histórias Desencantadas" de Vitor Lopes, "A film About Us" de Pedro Lino, "Sem Respirar de Pedro Brito", "Cicatriz" de Icaro e Tânia Duarte, "Sêlo ou não selo" de Isabel Aboim, "Lixo", de Mário Filipe Gajo, "Eu descobri Portugal", de Armando Coelho, "Abraço do Vento" de José Miguel Ribeiro, "Menu"de J oana Toste, "Cosmix" de Agostinho Marques, e "Como uma Sombra na Alma" de Fernando Galrito.
As curtas metragens podem ser vistas nas localidades das instituições aderentes ao evento: Avanca, Vila do Conde, Lagos, Horta, Montemor-o-Novo, Faro, Tondela, Amadora, Ponta Delgada, Porto, Covilhã, entre outras.
O dia será ainda brindado com a ante-estreia de seis curtas-metragens portuguesas na Casa da Animação: "A Noiva do Gigante", de Nuno Amorim, "Jantar em Lisboa", de André Carrilho, "Sem Dúvida Amanhã", de Pedro Brito, "O Turno da Noite" de Carlos Fernandes, "Histórias de Molero", de Afonso Cruz e "A Culpa" de Irina Calado.

Para mais informações consualtar: http://www.casa-da-animacao.pt/programas/Programa_FMA06/filmes.html



Cartaz oficial do "Dia Internacional da Animação"




Sem comentários: